
SOBRE A CATALOGAÇÃO DA MEMORIA PATRIMONIAL EM REALIDADE AUMENTADA
A valorização do Patrimônio com o passar do tempo vem sendo deixada de lado, com isso as pessoas deixam de notar grandes fontes de conhecimento histórico e tecnológico que ajudaram a formar o mundo como é hoje, mesmo que sejam visíveis em seu dia-dia.
O patrimônio arquitetônico, quando se trata dos edifícios antigos, esta sendo cada vez mais esquecido nos centros urbanos, pois há quem pense que essas edificações são obsoletas. No entanto, as práticas da Arquitetura e Construção Civil, são reflexos do momento social, seja em questões históricas, políticas, artísticas, e especialmente tecnológicas. Dito isso, pode-se dizer que os edifícios antigos, são registros materializados da época em que foram projetados, construídos, e também, das alterações, sofridas ao longo do tempo, pra que muitos destes pudessem continuar sendo utilizados. Portanto, não se pode deixar cair no esquecimento a importância e carga histórica que cada edifício traz consigo.
A autora tem por objetivo, nesta pesquisa, unir as tecnologias de modelagem 3D e realidade aumentada (AR) aplicadas à Construção Civil, para analisar, retratar e divulgar, a relevância histórico-tecnológica do patrimônio arquitetônico, através do estudo de caso do Edifício Rodolfo Santiago, um dos edifícios pertencentes a FATEC-SP, hoje tombado como bem cultural.
Além de pesquisa cientifica, esse projeto propõe uma provocação, sobre a valorização do patrimônio, de modo que se torne um assunto mais interessante, e consequentemente mais explorado pelo público jovem, ainda com uma analise profunda do reflexo de todos esses conceitos na sociedade.
O projeto será exposto especialmente no Campus da Fatec São Paulo, a frente do respectivo edifício retratado, em que muito dos estudantes, não tem noção da carga histórica, que o local para o qual costumavam ir todos os dias possui.
METODOLOGIA
PASSOS DA AUTORA
A realização deste projeto, engloba o período de 1 ano.
Para sua execução coerente, os processos foram divididos em 4 etapas, que por limitações encontradas, ao se realizar uma pesquisa em um momento de pandemia, não são necessariamente executadas uma após a outra, apesar ainda, de haver certa dependência entre si.
Para saber mais, sobre como ocorreu cada uma das etapas, dentro de todo o processo, acesse a aba "DESENVOLVIMENTO DE PROJETO"

ETAPA 1
LEVANTAMENTO HISTÓRICO E DEFINIÇÃO DE MARCOS TEMPORAIS (1895,1944,2021)

ETAPA 2
LEVANTAMENTO DAS CARACTERÍSTICAS FISICAS DO EDIFÍCIO EM DADAS ÉPOCAS, E EXECUÇÃO DOS MODELOS NO REVIT.

ETAPA 3
INTEGRAÇÃO DOS MODELOS NA PLATAFORMA AUGIN

ETAPA 4
DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DE APRESENTAÇÃO DA PESQUISA (SITE, QR CODES)